falha hw108.underserver.com.br
falha localhost
falha 177.70.8.74

CULTO ao VIVO : transmissão AMANHÃ às 19h

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
ACESSO para LÍDERES

HONRA - UMA CHAVE ESPIRITUAL

por Luiz Fernando Wagner em 27.07.2011

Escrito por Luiz Fernando Wagner   
Honra, do dicionário Aurélio: Consideração e homenagem à virtude, ao talento, à coragem, às boas ações ou às qualidades de alguém; distinção.
 
Embora seja uma virtude quase extinta nos dias de hoje nos relacionamentos sociais, familiares, conjugais, e até mesmo dentro da igreja, a honra é a chave essencial para recebermos de Deus aquilo que Ele tem preparado para nós. O diabo conhece o poder da honra na vida de uma pessoa e por isso ele tem tentado eliminar a honra das nossas vidas.
 
Quando perdemos o poder da honra, perdemos a oportunidade de receber as recompensas por parte de Deus. Em 2Jo 1.8 nos diz: "Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão."
Neste texto o apóstolo João nos encoraja a tomar cuidado para não perdermos aquilo que Deus tem para nós. Deus é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Mas muitos não conseguem receber as bênçãos de Deus porque não aprenderam a desenvolver um padrão de honra em suas vidas. O completo galardão é precedido de completa honra. Sempre teremos o amor de Deus, porém as recompensas (suas bênçãos e seu favor) são para aqueles que honram a Sua Palavra.
 
Na Bíblia há vários textos de pessoas que receberam o completo galardão, uma recompensa parcial ou nenhuma recompensa e a diferença entre elas foi unicamente a forma como elas lidaram com a honra. Por trás destas passagens, há um padrão ou princípio bíblico que revela uma lei espiritual, chamada de “princípio da honra”.
 
1Sm 2.30b "...porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados."
 
A honra tem a ver com “reconhecer ou dar valor”, “tratar em alta estima, respeito ou consideração”, “tratar como algo precioso”. O contrário é a desonra: “tratar como comum ou ordinário”, “tratar com desprezo” e até mesmo “desrespeitar” ou “humilhar”.
 
A honra pode ser demonstrada com uma atitude, com uma palavra e até com um pensamento. Mas toda verdadeira honra tem origem no coração. Um coração que teme a Deus é um coração de onde flui a verdadeira honra (ver Is 29.13).
 
Mas a honra deve ser dada somente a Deus? É verdade que devemos honrar a Deus sobre todas as coisas, mas a Bíblia nos ensina que devemos honrar a todos, da forma que lhe é devida. Rom 13.7 nos diz: "Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra."  Há uma grande diferença entre honra e adoração.
 
A RECOMPENSA DA HONRA
Deus recompensa aqueles com quem Ele está satisfeito, aqueles que dão ouvidos aos Seus conselhos. Seremos recompensados ou sofreremos perdas pelo que fizermos. As nossas ações, palavras, pensamentos e até mesmo motivos, são inspecionados à luz da Sua Palavra. A verdade é que cada um vai receber aquilo que merece. Lei da semeadura (Gal. 6.7)
 
CONCLUSÃO
As recompensas esperam por você. Elas podem ser total, parcial ou nenhuma. Dependem de você! Nos próximos estudos estaremos detalhando cada caso e revelando esta chave espiritual. Deus tem o melhor para você.
HONRA - UMA CHAVE ESPIRITUAL