CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

UMA MÃE ADMIRÁVEL

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Você sabe quem foi Joquebede? De quem ela foi mãe?
 
Texto: Salmo 113.5-9; Êxodo 2.1-10
 
Introdução: Não é difícil falar sobre as qualidades de uma mãe, porque ser mãe é uma dádiva divina que já a qualifica em diversas habilidades. Dentre as lindas histórias da Bíblia, existe uma muito especial, é a de Joquebede mãe de Moisés (Nm 26.59). Vejamos o que a fez uma mãe admirável:
 
1) ELA CONFIOU NO SENHOR E NÃO TEMEU AO REI
 
Joquebede era uma mãe de fé, uma mulher de coragem. Havia uma ordem de Faraó, rei do Egito, que determinava a morte de todos os meninos que nascessem dos hebreus (Êx 1.15,16,22). Mesmo correndo risco de vida, ela recusou entregar seu filho à morte e o escondeu durante três meses. Quantas patrulhas passaram a sua porta! Quantos perigos! Poderia ter morrido! Ela o amou e não o entregou ao inimigo. Ela confiou no Deus de Israel (Sl 37.5). Atitude destemida mencionada na lista dos heróis da fé (Hb 11.23).
 
2) ELA TEVE UMA ESTRATÉGIA
 
Uma mãe inteligente (Jó 11.10-13). Agiu com sabedoria (Tg 1.5). Quando não era mais possível esconder o menino, ela fez um cesto de junco e pôs a criança dentro, lançando-a nas águas do Nilo. As circunstâncias não lhe roubaram a esperança de ver seu filho escapar da morte. Ela não ficou parada sem iniciativa e nem agiu como a maioria, ela foi criativa e salvou seu filho.
 
3) ELA SOUBE DAR UMA BOA BASE DE FÉ AO SEU FILHO
 
O menino foi encontrado pela princesa do Egito, que sem saber, o entregou à própria mãe e ainda lhe pagou um salário para criá-lo (Êx 2.9). Joquebede foi a única escrava da história a receber salário para criar seu próprio filho. Quando Deus tem um propósito, Ele faz com que até o inimigo seja usado para custeá-lo.  Joquebede não somente o alimentou com leite materno, mas também com a Palavra de Deus. Criou-o no temor do Senhor (Pv 22.6). Mesmo depois de obrigada a entregar seu filho para ser educado no Palácio de Faraó, Moisés não se contaminou com os deuses do Egito (Hb 11.24-27). Quase cem anos se passaram e Moisés dizia ao povo: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6.4)
 
Conclusão: Faraó tipifica Satanás que quer matar os filhos, mas uma mãe que confia no Senhor não teme o inimigo, mas age com sabedoria, protege seus filhos e ainda os educa nos caminhos do Senhor. Parabéns à todas as mães, em especial àquelas que agem como Joquebede. Joquebede significa “o Senhor é glória”!
 
Dicas para sua célula crescer: Priorize as ovelhas. Alimente-as e proteja-as, e a sua célula crescerá saudável e fecunda.
 
Avisos – 19/05 Encontro de Moças – 26/05 Enc. de Rapazes – 02/06 Enc. de Homens