CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

DAVI SE REANIMOU NO SENHOR

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Qual companhia é melhor, uma pessoa animada ou desanimada?
 
Texto: 1Sm 30.1-20
 
Introdução: Davi foi um grande conquistador. O Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ia (1Cr 18.6). Porém, certo dia, Davi e seus homens retornam para casa e encontram somente cinzas. A cidade havia sido assaltada por um bando de saqueadores. Suas esposas, famílias, animais e demais bens foram levados. Davi e seus seiscentos soldados choraram em alta voz até não terem mais forças para chorar (v.4). Porém o fracasso se transformou em triunfo. Vejamos algumas importantes lições deste texto:   
 
1) SEM ÂNIMO A VIDA É SEM VIDA – A palavra ânimo vem do Latim ANIMUS, “alma, coragem, desejo, mente”, relacionado a ANIMA, “ser vivo, espírito, coragem, disposição”. Quantas vezes nos deparamos com situações de perda, de derrotas, de crises, que de forma sutil acabam roubando as nossas forças, as nossas energias e nos deixam desanimados. Porém, devemos lutar contra o desânimo, porque uma pessoa desanimada é tudo o que o inimigo quer. Ficar no desânimo, é aceitar a derrota! Por isso o Senhor disse a Josué: esforça-te, tem bom ânimo (Js 1.9-FIEL). 
 
2) A SÁBIA ATITUDE DE DAVI – Davi estava correndo risco de vida. Acredita-se que tenha escrito o Salmo 25 nessa ocasião. Quantas pessoas nas horas da aflição buscam ajuda nos lugares ou nas pessoas erradas! Quantas loucuras são cometidas nesses momentos! Sabemos que o inimigo veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Davi ao sentir-se sem ânimo, agiu com sabedoria e foi à fonte certa: “Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.” (1Sm 30.6-ARA). – Quando buscamos o Senhor, Ele nos socorre (Sl 46.1).
 
3) O ÂNIMO REVITALIZA A VIDA – O ânimo desperta a criatividade. O desânimo mata a oportunidade. Ao reanimar-se no Senhor, Davi consulta Deus e parte para o ataque. Os amalequitas estavam na frente de Davi, ainda por três dias. Gastou cinco dias para alcançá-los. Todavia, recuperou tudo e todos e além disso ficou com outros bens dos inimigos. Foram tantos, que além de repartir com seus homens, também presenteou os anciãos de Judá, os quais dias seguintes o ungiram como rei (2Sm 2.4a).
 
Conclusão: Não se renda ao desânimo, Jesus já havia previsto dias difíceis (Jo 16.33). Não jogue fora seus sonhos em um momento de desânimo ou cansaço, mantenha os olhos no prêmio! O ânimo é uma característica do vencedor, o desânimo do derrotado. Com a ajuda de Deus você pode transformar uma situação de fracasso em triunfo. Portanto, assim como Davi, reanime-se no Senhor e parta para a conquista.
 
Dicas para sua célula crescer: Sempre teremos irmãos desanimados entre nós. Dê a eles uma palavra de ânimo; não permita que eles percam a esperança.
 
Avisos – 07/07 Acampa Teen – 09/07 Domingo de Ceia. Dia de levar o kilo para o Esquadrão da Vida - 14/07 Enc. Homens – 21/07 Enc. Moças – 23/07 Turma nova de Domingo na Escola Ministerial – 28/07 Enc. Rapazes