CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

O DINHEIRO E A BÍBLIA

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Você já se entristeceu com alguém por causa de dinheiro?
 
Texto:  Mateus 6.24
 
Introdução: O dinheiro é um assunto polêmico, porém, importante e bastante mencionado na Bíblia. Quase metade das parábolas de Jesus falam sobre isso. Os apóstolos ensinavam e corrigiam os crentes sobre finanças. Ele concorre com Deus na Bíblia (Mt 6.24). Vejamos:
 
1) O DINHEIRO NÃO É A RAIZ DE TODOS OS MALES - Por causa do dinheiro pessoas ficam inimigas, se matam, “Dois terços de todas as lutas, brigas e processos judiciais no mundo originam-se de uma simples causa: dinheiro!” (J.C.Ryle); “Do homem que opina que o dinheiro pode fazer tudo, cabe suspeitar com fundamento, que será capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro.” (Benjamin Franklin); “Os homens esquecem mais depressa a morte do pai do que a perda de seu patrimônio.” (Nicolau Maquiavel). Porém, o dinheiro não é a raiz de todos os males, como muitos falam, mas, sim, o “amor ao dinheiro” (1Tm 6.10). “E alguns, nessa cobiça, se desviaram da e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1Tm 6.10). Jesus disse: “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mt 6.21-NVI). Deus abomina a idolatria e a avareza é idolatria (Cl 3.5). Vale saber que “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente” (Ec 5.10). Portanto, quando o dinheiro não cabe mais só em nossa conta bancária e quer ocupar lugar em nosso coração, é hora de parar e se arrepender em oração. Qual é o teu tesouro? (Sl 16.2)
 
2) DEVEMOS SER SENHOR DO DINHEIRO E SERVOS DE DEUS - Seu temor determina seu senhor. “Se você teme ao homem, você serve ao homem; se teme ao dinheiro, serve ao dinheiro; se teme a Deus, serve a Deus. Mamom é o maior senhor de escravos do mundo” (Frederick Saunders). Há um poder enganoso das riquezas (Mc 4.19). Você ter dinheiro, é bênção; o dinheiro ter você é maldição! A quem você serve? Você é fiel a Deus? O dinheiro que está em suas mãos é um teste de fidelidade, assim como no Éden havia a árvore do fruto proibido, hoje, você é provado nos seus dízimos e ofertas. Deus quer te abençoar, mas depende da sua obediência. Ele quer que você tenha muito dinheiro, inclusive precisamos dele para fazermos a obra de Deus: ninguém se lembraria do bom samaritano se ele simplesmente tivesse boas intenções! Amar a Deus mais que o dinheiro é uma das provas de conversão, veja Zaqueu (Lc 19.8,9). Sirva a Deus e seja senhor do seu dinheiro.
 
3) HONRAR É UM PRINCÍPIO DE PROSPERIDADE - A prosperidade financeira está atrelada a três fatores: conversão, libertação e educação. Ninguém vai prosperar se gastar mais do que ganha, portanto, antes de gastá-lo, “assente-se primeiro e calcule a despesa” (Lc 14.28). Use o dinheiro de uma forma que Deus aprova (Lc 16.10-13). Evite comprar por impulso, não seja precipitado (Pv 21.5). Evite dívidas (Pv 22.7). O dinheiro não é do diabo, o dinheiro é de Deus (Ag 2.8) e Ele quer te prosperar. O problema é você amar mais o dinheiro que a Deus. Se você quer prosperar você precisa aprender a honrar a Deus (Pv 3.9,10); com seus dízimos e ofertas (Ml 3.8-10). Melhor é dar que receber” (At 20.35). Seja generoso: “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Pv 11.25-NVI).  Deus ama a quem dá com alegria (2Co 9.7). Dizimar e ofertar é um ato de amor e fé que honra ao Senhor. É um princípio para prosperar.
 
Conclusão: Arne Garborg, poeta norueguês, disse que o dinheiro “pode comprar comida, mas não apetite; remédio, mas não saúde; camas confortáveis, mas não sono; conhecimento, mas não sabedoria; enfeites, mas não beleza; luxo, mas não aconchego; diversão, mas não alegria; conhecidos, mas não amigos; empregados, mas não fidelidade”. - Só “Ele te faz repousar em pastos verdejantes” (Sl 23.2) e salvar a sua alma! Isso não tem dinheiro que pague. 

Avisos – 17-19/11 Congresso de Mulheres – 24/11 Enc Moças – 02/12 Batismo dos Jovens – 13-15/12 Seminário Finanças Pr Arão Xavier - 17/12 Batismo Homens e Mulheres as 9h no Maanaim –