CULTO ao VIVO : transmissão AMANHÃ às 19h

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
ACESSO para LÍDERES

CRESCIMENTO CRISTÃO

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Toda criança tem vontade de crescer? Quando você era criança sonhava em crescer?
 
Textos: Pv 4.18 – Jó 8.7 – Cl 1.9-12 – 2Ts 1.3
 
Introdução: Quando uma pessoa se converte e passa pelo novo nascimento, é normal iniciar sua vida cristã com um leitinho espiritual (1Pe 2.2). O que não é normal é ficar o resto da vida só no leite. É preciso alimentar-se de algo mais sólido para poder crescer e atingir a maturidade espiritual (1Co 3.2).
 
1) CRESCER EM CONHECER
 
Maturidade não vem com a idade. Tempo de igreja não gera crescimento, o que gera crescimento é conhecimento das Escrituras e experiências com o Espírito Santo. Dependendo da criança um pequeno peso já é o suficiente para derrubá-la. Portanto, “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3 ARA). A Bíblia revela Deus para nós. Quanto mais conhecemos Deus, mais confiaremos Nele. Quanto mais confiarmos Nele, mais fortes e vitorioso seremos.
 
2) CRESCER PARA FRUTIFICAR
 
Um dos segredos da frutificação espiritual é elevar o nosso nível de maturidade cristã. Isto exige um maior relacionamento com Deus. “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” (2Pe 1.5-8 NVI)
 
3) CRESCER PARA PERSEVERAR
 
Mais importante que começar bem é terminar bem (Ec 7.8). Não basta conhecer, é preciso viver, praticar a Palavra de Deus. Isto resulta numa vida de santidade e intimidade com o Espírito Santo, crescendo a cada dia, ficando cada vez mais parecida com Jesus. Paulo diz: “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4.13-15 NVI). Portanto é preciso maturidade cristã para perseverar até o fim (Mt 24.13).
 
Conclusão: A vida cristã é progressiva. Para isso é preciso conhecer e praticar a Palavra de Deus, frutificar e perseverar. Um cristão saudável almeja seu crescimento espiritual.
 
Avisos – Este mês nos cultos do CCA e da ICP, todos devem receber a unção para um ano de crescimento extraordinário - CIV 16 a 18 FEV – AKAMPA TEEN  23 a 25 FEV