CULTO ao VIVO : transmissão em 04.04

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

NOVO NASCIMENTO

PDF Imprimir
Quebra gelo: Por que a criança chora para nascer?
 
Texto base: 1Tm 2.4 – Jo 3.1-7 e 3.16

Introdução: Muitas pessoas pensam que Deus está preocupado com a religião. Porém elas estão enganadas, pois a vontade do Criador é a nossa comunhão ativa com Ele. O problema é que o pecado criou uma separação entre o homem e Deus (Is 59.2). Após a queda, o próprio Deus tomou a iniciativa de religar-se com Adão (Gn 3.8-10). Depois, quando Deus mandou Moisés levantar o tabernáculo, mostrou novamente seu desejo de habitar no meio do seu povo (Êx 25.8). Por fim, ao assumir a forma humana, Ele religou-se conosco através de Cristo Jesus “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14; 1Tm 2.5). E isto só é possível mediante o novo nascimento.

1)      SEM NOVO NASCIMENTO NÃO PODE VER O REINO DE DEUS

"É necessário nascer de novo." Se hoje essa declaração já nos surpreende, imagine para Nicodemos naquela época! “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). O que essas palavras significam? Nascer de novo é nascer da água e do Espírito (Jo 3.5), significa regeneração. Significa o início de uma nova vida, onde o pecador se torna nova criatura em Cristo Jesus (2Co 5.17, Ef 2.10).

2)      COMO NASCER DE NOVO
 
O novo nascimento é uma experiência profunda com Jesus, e não uma mera mudança de religião. Nicodemos era um homem religioso e a religiosidade não regenera ninguém. Regeneração significa literalmente “gerar novamente” e só aparece duas vezes no Novo Testamento: a primeira ao se referir à restauração de todas as coisas (Mt 19.28); e a outra como sinônimo de novo nascimento, cujo sentido é o de salvação em Cristo Jesus (Tt 3.5). Isso significa ser gerado da semente incorruptível, que é Jesus (1Pe 1.23).
 
3)      NÃO É REENCARNAÇÃO
 
O novo nascimento não é reencarnação, porque a carne vive só uma vez (Hb 9.27). Jesus deixou isso bem claro ao enfatizar: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6). Jesus não está falando em renascimento, nem em reencarnação, mas, de uma profunda experiência espiritual do homem que embora vivo na carne, permanecia morto no espirito. Só em Cristo é possível estar vivo fisicamente e espiritualmente.

Conclusão – O novo nascimento é a experiência com Cristo que nos religa a Deus. Não vem de um conjunto de regras religiosas ou éticas, mas, do reconhecimento do amor de Deus e da aceitação do senhorio de Cristo Jesus em nossas vidas. Ao contrário do pensamento de Nicodemos e de muitos religiosos de hoje, ela não vem por obras, mas pela graça salvadora revelada pelo Espirito Santo aos nossos corações.

Avisos – 06/07 – Enc Mulheres – 07/07 Celebração das Crianças na ICP – 07/07 Celebração d Jovens no CCA     - 13 a 15/07 Akampa Teen - 20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes – 03/08 Enc Homens -
(Atenção - 01/07 CEIA  e  08/07 Apresentação de CRIANÇAS)
- www.igrejadoavivamento.com.br -