CARACTERÍSTICAS DO AVIVAMENTO

Quebra gelo: Você sabe o que significa avivamento?

Texto base: Atos 2.37-41

Introdução: O avivamento é um mover extraordinário do Espírito Santo. Avivamento é o ato de se avivar, ou seja, de se tornar mais vivo, mais ativo, mais intenso, despertado e nítido. Embora biblicamente o verbo “avivar” tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo", ele também pode ser aplicado para purificar, corrigir, livrar dos males e avançar. Historicamente isto sempre ocorreu quando houve um avivamento. Em consequência disso, há um romper de limites e uma nova história de crescimento e conquistas na obra de Deus. Você quer fazer parte desse avivamento? Vejamos 3 características importantes do avivamento:

1) O ARREPENDIMENTO – Atos 2.38

O arrependimento sempre precedeu o derramar do Espírito Santo. É o próprio Espírito preparando o solo dos corações para o Seu grande derramar de unção e poder.  A mensagem de João Batista era: ” arrependei-vos pois está próximo o Reino dos céus” (Mt 3.1). O primeiro sermão de Jesus foi: “Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus” (Mt 4.17). Em outras palavras: João e Jesus estavam dizendo que o reino estava próximo, mas precisavam de arrependimento. Assim como foi na Igreja Primitiva, a mensagem de hoje é “arrependei-vos” pois o Espírito Santo quer derramar um grande avivamento em nossos dias (At 2.38).

2) A SANTIFICAÇÃO – Atos 2.43

Avivamento é vida, e tudo o que tem vida luta conta a morte. O pecado leva à morte (Rm 6.23). Afasta a glória de Deus (Rm 3.23). O fogo do avivamento traz um fervor e temor que leva as pessoas a abrirem mão do que é comum para se apegarem ao sagrado. O apóstolo Paulo disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm” (1Co 6.12). Por exemplo, me é licito dormir, mas, na hora do culto convém que eu vá congregar na casa do Senhor. Me é lícito fazer uma caminhada ou um exercício físico saudável, mas, não convém fazê-lo na hora da minha célula. Há uma ordem: espírito, alma e corpo. Mas, alguns irmãos, infelizmente, vivem baseados na ordem inversa: corpo, alma e espírito (1Ts 5.23). O avivamento leva à santificação e o cristão avivado deseja ardentemente viver uma vida de santidade.

3) O CRESCIMENTO – Atos 5.12-14

Avivamento é um retorno a vida em todos os sentidos, em toda a sua plenitude. É passar a ter vida abundante (Jo 10.10). E o que é vivo e saudável cresce e se reproduz. A Igreja de Cristo é um organismo vivo e em crescimento. A Bíblia começa com um Jardim e termina com uma cidade. Começa com o Éden e termina com a Nova Jerusalém Celestial. Por que? Porque o propósito maior de Deus é que seu povo cresça e se multiplique para habitar eternamente com Ele. A exemplo da Igreja Primitiva, a ação fervorosa da Igreja avivada resulta num crescimento extraordinário.

Conclusão – O avivamento é um mover extraordinário do Espírito Santo. Avivamento é vida. O arrependimento, a santificação e o crescimento são características notáveis do avivamento. Porque no avivamento a igreja vive a missão para a qual foi chamada: ganhar almas e avançar.

Avisos – 09/11 Encontro com Deus Rabone Kids - 15 novembro a Corrida Esquadrão da Vida -
-  Mulheres: Congresso Identidade: 15 a 17 novembro -