PRIVILÉGIOS DE QUEM SE BATIZA

Quebra gelo: Você já tem a identidade de Cristo?

Texto base: Mateus 28.18-20

Introdução: “O batismo é um sinal visível de uma graça invisível.” É o passo seguinte ao arrependimento. O batismo é uma declaração pública de fé. O batismo, historicamente, também se refere ao ato de dar nome a uma pessoa. No batismo você passa a ter uma nova identidade, a de “cristão” (filho de Deus). Vejamos alguns privilégios de quem se batiza:

1) É INSERIDO NO GRANDE CORPO DE CRISTO ( A IGREJA )

Na igreja primitiva, ao aceitarem a Palavra da salvação, em seguida eles eram batizados como expressão de arrependimento (At 2.38). Dessa forma, passavam a fazer parte da igreja: “Assim que, os que receberam sua palavra foram batizados, e se acrescentaram naquele dia quase três mil almas” (At 2.41).  No ato do batismo, o cristão é inserido na igreja, o corpo de Cristo (1Co 12.13). Ao descer às águas, a pessoa não está apenas confirmando seu compromisso com o Senhor, mas também com a igreja local, que é o Seu Corpo na terra (Rm 12.4,5, 1Co 12.12,13).

2) RECEBE UM CERTO NÍVEL DE AUTORIDADE, QUE PODE CRESCER

Após João Batista lhe batizar, Jesus saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus e o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma de uma pomba e uma voz dos céus soou dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem tenho prazer (Mt 3.16,17; Lc 3.21,22). Jesus só iniciou seu ministério depois de ser batizado. Porque no batismo Ele recebeu por João Batista a autoridade terrena, e pelo Espírito Santo a dos céus. No dia de Pentecostes, o Espírito desceu como vento e fogo sobre os discípulos, dando poder à igreja (At 2.2-4). De igual modo, após o batismo, somos capacitados a um certo nível de autoridade para iniciarmos o nosso ministério na igreja.

3) GOZA DE UM REVESTIMENTO ESPIRITUAL

Paulo diz: “todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes” (Gl 3.26-27). Esse revestimento fala de uma confirmação de identidade de filho de Deus (Jo 1.12). Há um testemunho dos céus sobre alguém que se batiza, crendo de todo coração, assim como aconteceu com Jesus homem ao ser batizado, quando o Pai Celestial falou: “Este é meu Filho amado, em quem tenho prazer” (Mt 3.17).

Conclusão – Os céus fazem festa quando alguém se batiza, porque é uma confirmação pública de arrependimento (Lc 15.10). O batismo também é um ato de fé onde a pessoa passa a ser oficialmente inserida no Corpo de Cristo na terra (na Igreja). Vemos biblicamente que há um revestimento espiritual em Cristo Jesus para quem se batiza e com isso ela goza de um certo nível de autoridade e demais benefícios de um filho de Deus.

- Avisos –
23/11 – Encontro de Homens