O QUE É PRECISO PARA SE BATIZAR

Quebra gelo: Você já é batizado? Se sim, como foi? Se não, por que ainda não?

Texto base: Marcos 16.16 – Atos 8.26-39

Introdução: O batismo é tão importante que Jesus, sem ter pecado algum, passou pelo batismo para nos deixar o exemplo a ser seguido. No batismo podemos ter duas certidões: a de óbito para o pecado e a de nascimento em Cristo Jesus. O batismo é uma aliança, é um pacto feito com Cristo para viver para Ele (Rm 6.2-4). Portanto, para se batizar é preciso:

1) CRER

“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Somos salvos mediante a fé (Ef 2.8). Crer em Jesus como único e suficiente salvador; crer que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém chega a DEUS se não aceitar a Jesus” (Jo 14.6). Só o fato de se batizar já é uma evidência de que crê nas Escrituras e a obedece. O etíope desejando se batizar manifesta claramente sua convicção ao dizer: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (At 8.37). Entende-se que, ao fazer esta afirmação, não só cria em Jesus, mas igualmente em Sua obra na cruz. Jesus carregou sobre Seu corpo, na cruz, toda a maldade do homem, e isso é confirmado publicamente quando cada pessoa que crê nesta obra redentora desce às águas do batismo.

2) DECLARAR JESUS COMO O ÚNICO SENHOR E SALVADOR

O batismo é uma ação pública de fé e aceitação; é a confirmação de uma aliança. Três atos se completam: crer, declarar e descer às águas. Assim como aquele oficial declarou para Filipe e em seguida se batizou, é importante fazer essa publica declaração de fé. A Bíblia diz: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” (Rm 10.9-10)

3) MOSTRAR FRUTOS DE ARREPENDIMENTO

O arrependimento é pré-requisito para o batismo (At 2.38).  Simão, o mago, creu na mensagem de Filipe, arrependeu-se e foi batizado. Quando as multidões vinham a João Batista para serem batizadas, eram surpreendidas por uma dura mensagem: “João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Lc 3.7-8). Entendemos neste texto que, antes do batismo, deve haver o arrependimento dos pecados, renúncia das obras das trevas e frutos de arrependimento. Que é a mudança da prática do pecado para uma vida de obediência à Palavra.

Conclusão – O batismo é bíblico e este ato implica no reconhecimento público de Jesus Cristo como único Senhor de sua vida, bem como uma identificação com Cristo através de sua morte, sepultura e ressurreição. Morte para o pecado, sepultamento de nossa velha vida com sua prática do pecado e ressurreição para uma nova vida em santidade através do sacrifício de Jesus na cruz. Portanto para isso é preciso crer, declarar e mostrar frutos de arrependimento.

- Avisos – BATISMO – Rabone dia 01/12 às 19:00 no CCA – Geral dia 02/12 às 9:00 no Maanaim –
-  dia 31/12 às 21:30h no CCA o grande CULTO DA VIRADA -