O QUE FAZER EM DIAS DE CAOS

por Pr Zildemar em 18.03.2020

Escrito por Pr Zildemar
Texto: Salmo 91.1-16

Introdução – Deus não criou a terra para ser um caos (Is 45.18). Porém, enquanto aqui vivermos estaremos sujeitos a passar por situações de crise. Contudo, numa crise, não entre em crise porque você está em Cristo Jesus. Lembre-se, você é um cidadão dos céus e o céu não está em crise! Você é filho de Deus e tem ferramentas para vencê-la. Vejamos três condições que o texto revela para ficarmos protegidos diante das ameaças de pestes e mortandades:

1 – FAZER DO SENHOR O SEU PROTETOR – v.9

Confiar em Deus não significa que você vai abusar e não tomar precauções. Precisamos ter fé e fazer a nossa parte! Uma vez feita a nossa parte, devemos crer e descansar no Senhor. O salmista declara sua proteção diante de todo mal ao refugiar-se no Senhor (Sl 91.3-11). “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1). Como está a sua fé diante de tudo o que estamos passando? Cuidado para que as suas palavras não anulem a sua fé! Creia e confesse refúgio em Deus.

2 – AMAR AO SENHOR ACIMA DE TODAS AS COISAS – v.14

Procurar Deus pelo que Ele pode fazer não é amor, é puro interesse!  Você não ama a Deus verdadeiramente a menos que o tema, e não teme a Deus corretamente a menos que o ame! Quem ama confia, e quem confia entrega e quem entrega descansa (Sl 37.5). Álcool gel é válido, mas é inválido não confiar no Deus que nos ama. Você ama a Deus? A Bíblia diz que Ele ama os que o amam (Pv 8.17, Jo 14.21). Temer mais um vírus que a Deus é uma agressão ao Criador. Se Ele não nos livrar, de nada vale todo cuidado (Sl 127.1). Amar a Deus é um mandamento (Mt 22.36-38). Qual tem sido seu foco de atenção diante da crise? Você tem amado a Deus acima da crise? A crise é temporária, o nosso Deus é eterno!

3 – CLAMAR AO SENHOR POR SOCORRO – v.15

Fazer do Senhor nosso protetor e amá-lo acima de todas as coisas não nos isenta da necessidade de orarmos e clamarmos por socorro. É preciso se humilhar e clamar. A oração é uma tremenda ferramenta divina em nossas mãos. A oração é uma chave poderosa nos dias de adversidade (2Cr 7.14). A oração muda as coisas. A oração alivia o sofrimento. “Ninguém pode orar e se preocupar ao mesmo tempo” (Max Lucado). Uns fazem da oração a mais alta prioridade, outros fazem da oração seu último recurso. Não deixe para depois, poupe sofrimento futuro, levante-se, ore, clame e Ele o ouvirá (Sl 34.17, Sl 50.15, Jr 29.12-13).

Conclusão – Deus não quer que dependamos Dele somente em momentos de crise, Ele quer que dependamos dele cada vez que respiramos. Vamos buscá-lo e adorá-lo sempre, em todos os momentos. É nos dias de caos que Deus precisa de um povo corajoso para manifestar Sua glória e manter o equilíbrio e a esperança. E este povo é a igreja de Cristo na terra. Uma igreja que ama e se importa. Você faz parte dessa igreja?

O QUE FAZER EM DIAS DE CAOS