HONRANDO OS LÍDERES CIVIS E SOCIAIS

por Prof. Luiz Fernando Wagner em 06.08.2011

Escrito por Prof. Luiz Fernando Wagner
           Em Rom. 13.1 diz: “Todo homem esteja sujeito às autoridades”  Isso significa que não há exceção! Dos versos 1 ao 7 menciona por 3 vezes, que as autoridades civis são “ministros de Deus”. Também diz que nós temos a obrigação de dar-lhes a honra e o respeito devidos, e não apenas por medo da punição, mas por temor a Deus. A honra deve nascer em nosso coração quando vemos um policial, um bombeiro, um vereador, um prefeito, um deputado, um governador, um juiz, um senador, um presidente, ou qualquer outra pessoa que ocupe alguma área de governo. Vejamos o texto:

"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opões à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra." (Romanos 13.1-7)

Muitas vezes somos encorajados a falar mal das autoridades ou então ficamos irritados quando eles cumprem o seu papel aplicando as punições por desobedecermos à lei. Quantos de nós já esbravejou depois de receber uma multa de um policial ou de um guarda municipal, mesmo sabendo que estamos errados. Quantos ficam irados por terem a sua empresa multada por um fiscal da receita municipal, estadual ou federal? Agimos assim quando esquecemos que as autoridades civis estão a serviço do próprio Deus, para punir aquele que faz o que é errado. Veja que a Bíblia diz “que a autoridade é ministro de Deus para teu bem.”

O escritor John Bevere conta o testemunho de uma igreja que vivia há anos estagnada. Até que um dia eles passaram por um avivamento e em 3 anos cresceram de 150 para 900 membros. Tudo começou quando o pastor ficou cansado de ouvir o povo reclamar por ter de pagar impostos e encarar líderes civis corruptos e orou buscando a direção de Deus. Então ele foi até as autoridades da cidade e perguntou qual era a maior necessidade delas. Ficou sabendo que os Bombeiros precisavam de máscaras especiais que os possibilitassem ver através da fumaça, pois muitas mortes ocorriam pela falta daquele equipamento. Esta máscara era muito cara, cada peça custava cerca de US$ 25 mil e não estava no orçamento do município.

No próximo culto, o pastor ministrou à igreja sobre Rm 13, corrigindo em amor a sua congregação por reclamar das autoridades municipais. Ele apresentou ao povo a necessidade dos bombeiros e disse que esta era uma boa maneira de honrar aqueles que Deus tinha instituído para servi-los. A igreja respondeu arrependendo-se da sua atitude e ofertando os US$ 25 mil necessários para a compra da máscara. O pastor pediu que o prefeito reunisse os líderes municipais para que ele pudesse fazer a entrega do cheque. O texto de Rm 13 foi lido para o prefeito e demais políticos e funcionários e o pastor e seus líderes disseram o quanto os membros da sua igreja os admiravam e respeitavam, vendo-os como ministros de Deus. Depois deste ato, muitas autoridades municipais e funcionários foram salvos e passaram a frequentar a igreja.

Esta ação mudou a reputação da igreja para toda a comunidade. A comunidade foi aberta para a igreja, pois a “chave” da comunidade havia sido conquistada pela igreja ao aplicar o princípio da honra. Eles receberam o “completo galardão”!

“Toda autoridade” inclui também os patrões, os chefes de serviço, os síndicos, enfim, todos aqueles que ocupam um certo nível de liderança na sociedade. Por isso que os cristão devem dar bom exemplo (1Pd 2.17; Ef. 6.5-8). Devemos ser os melhores funcionários. Vejamos algo muito sério em 1ª Tm 6.1 onde diz que muitos senhores tem blasfemado por causo do mau testemunho.

Quando o povo de Deus honrar aqueles que estão em posição de autoridade, orar por eles e andar em obediência à Palavra, veremos grandes derramamentos do Espírito de Deus sobre as nossas comunidades e nação, e, viveremos em nossos dias o sobrenatural crescimento da igreja primitiva (Atos 2.47 e 12.24).HONRANDO OS LÍDERES CIVIS E SOCIAIS