CULTO ao VIVO : transmissão em 22.09

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
ACESSO para LÍDERES

HONRA - SUBMISSÃO X OBEDIÊNCIA

por Pr Zildemar Godoy Wenceslau em 16.08.2011

Escrito por Pr Zildemar Godoy Wenceslau   
Há uma diferença entre submissão e obediência. A submissão envolve a nossa atitude, enquanto a obediência envolve as nossas ações. A Bíblia instrui a nos submetermos de forma incondicional às autoridades; no entanto, ela nos ensina a obedecê-las de forma condicional. Vejamos alguns exemplos:
 
1 – DIANTE DAS AUTORIDADES CIVÍS
 
Em Daniel 3.16-18 vemos o exemplo de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles honraram a Deus e ao rei. Se lermos todo o capítulo, veremos que o rei Nabucodonosor havia ordenado que todos deveriam se prostrar diante da imagem, porém vimos que eles não obedeceram ao decreto real. Eles eram servos do Deus Altíssimo e conheciam a sua Palavra.
 
Eles não obedeceram, porém trataram aquela autoridade com respeito e educação. Qual foi o resultado? Foram salvos por Deus e ainda receberam um galardão do rei. -  (Daniel 3.30).
 
2 – DIANTE DAS AUTORIDADES FAMILIARES
 
Jônatas era filho do rei Saul. O rei queria matar Davi, porém seu filho Jônatas por várias vezes o livrou. Jônatas sabia da vontade de seu pai e rei, mas também sabia da vontade de Deus. Depois que Saul e seu filho morreram, os descendentes de Jônatas foram recompensados pelo rei Davi. - (1Sam. 20.33,34; 2Sam 9.6,7)
 
Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6.2). Devemos nos submeter (honrar) às autoridades, mesmo quando tivermos de desobedecer as ordens delas. Imagine um pai que manda o filho mentir. Por exemplo, o telefone toca e o pai diz: “diga que eu não estou.” O que o filho faz? Obedece ou não?
 
Claro que não deverá mentir. Isto não significa que ele vai pegar o telefone e dizer: “o pai mandou dizer que não está.” Assim de fato seria desonra! É só ler João 8.44 e Coloss. 3.9 que ele não vai mentir. Porém não deverá expor o erro do seu pai. A desonra pode ser demonstrada pelo comportamento, tanto quanto pelo tom de voz, por um revirar de olhos, um olhar de reprovação ou desprezo, reclamações e daí por diante.
 
3 – DIANTE DAS AUTORIDADES RELIGIOSAS
 
Quando os apóstolos foram levados ao Sinédrio, o sumo sacerdote interrogou-os dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome (Jesus); contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. - (Atos 5.27-29)
 
4 – INDEPENDENTE DA AUTORIDADE, O PRINCÍPIO É O MESMO
 
Quando alguém em posição de autoridade nos maltratar, se o honrarmos seremos recompensados. Qualquer tratamento indevido, por parte delas simplesmente estará nos preparando para uma promoção, desde que apliquemos a devida honra. Honrar é respeitar, valorizar, tratar com estima e consideração.
 
Quantas recompensas você deixou de ganhar por não ter aplicado o principio da honra!
 
CONCLUSÃO
 
Esta é uma lei espiritual, honrando aqueles que Deus instituiu sobre nós, estaremos honrando a Deus; que por sua vez, nos honrará. Devemos ser submisso a todos, contudo é preciso ter ciência de que a obediência jamais deverá nos levar a pecar contra o nosso Deus Altíssimo!HONRA -  SUBMISSÃO X OBEDIÊNCIA