A ÍSCA DO CARNAVAL

Quebra-gelo: Cristão pode pular carnaval? É compatível para os salvos?

Texto: Gl 5.16-24

Introdução: No carnaval é comum ver pessoas mascaradas exibindo as suas mais diversas fantasias, florando seus desejos de relaxar ou de satisfazer a sequidão de um vazio interior. O pior é, que depois dos dias de festa, retorna-se ainda mais forte o terrível vazio existencial. A verdadeira alegria só Jesus pode dar.

1) A CARNE QUER PECAR

O diabo sabe que o desejo humano induz ao pecado (Gn 3.6). Ele quer matar, roubar e destruir (Jo 10.10), portanto utiliza do apetite da carne para oferecer as suas iscas suculentas ao pecado (Rm 6.23). Para não cair nessa, devemos amar mais a Deus que o mundo e jamais trocar um prazer temporário pela felicidade eterna (1Jo 2.15-17; 2Tm 3.4). Há uma luta constante da carne contra o espírito (Gl 5.17).

2) O ESPÍRITO QUER VIDA

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis (Rm 8.13). O Espírito Santo vai levar você para onde a carne nunca iria, caminhos completamente opostos. Um deseja o mundo, outro a Deus, um satisfazer-se, outro satisfazer ao Seu Criador. Um gera a morte, outro a vida.

3) A LUZ NÃO COMBINA COM AS TREVAS

Quando recebemos Jesus somos transportados do império das trevas para o reino da luz (Cl 1.9-14). Isto fala de comunhão com Ele, fala de vida de santidade (1Jo 1.3-7). Não é compatível o fruto da luz com as obras das trevas e como filhos de Deus devemos andar na luz (Ef 5.1-14).

Conclusão: Quando nascemos de novo passamos a ser filhos de Deus, não pela vontade da carne, mas de Deus (Jo 1.12,13). A carne deseja o pecado, a morte (Rm 3.23), mas o Espírito Santo nos deseja vida e isto implica em santidade, domínio sobre a vontade da carne (Gl 5.22,23). Fantasia fala de mentira (Jo 8.44), portanto, só quem tem Jesus no coração sabe o que é ter uma verdadeira alegria (1Pe 1.7,8).

Avisos – Dia 16-19 CIV – 03/03 Encontro das Mulheres – 10/03 Encontro de Homens – 08-11/03 Escola de Mestres - Veja www.igrejadoavivamento.com.br