CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

O AMOR NA FAMÍLIA

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Há expressões de amor em seu lar? Como você tem agido?
 
Texto: Romanos 12.9-21; Romanos 13.8
 
Introdução: O amor é a base fundamental para a estabilidade de uma família. O amor Storge (familiar), Phileos (amizade) e Ágape (fraternal, espiritual), precisa ser entendido e vivido à luz das Sagradas Escrituras dentro dos lares. Por falta dessa compreensão, grande parte dos lares que deveriam ser um lugar afetivo de manifestações amorosas, se tornam num verdadeiro campo de batalha. Infelizmente, muitos querem comprar o amor através de dinheiro e presentes e acabam perdendo o seu maior patrimônio: a família.
 
1) O AMOR TUDO VENCE - Gn 45.1-15
 
A falta de amor gera falência e separação. A infidelidade, maus tratos, falta de diálogo, ciúmes exagerados, brigas, etc. são evidências da falta de amor. Isto pode ser revertido se o amor for praticado. A família é uma instituição ameaçada, mas não derrotada, pois o amor tudo vence (1Co 13.4-7). A família de José do Egito foi restaurada através da manifestação do amor por parte deste que foi odiado, rejeitado e vendido. Um lar cristão relaciona-se mutuamente com base no amor (Ef 5.21). Uma família só consegue sobreviver feliz e unida por meio do amor. Deus é a fonte desse amor (1Jo 4.8,19). O amor tudo vence.
 
2) O AMOR É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO – Cl 3.12-14
 
O amor ensina a usar a mente antes de usar os lábios. Não é fácil amar e conviver com aqueles que são diferentes, mas o amor respeita as diferenças. Só vive um verdadeiro amor quem anda verdadeiramente com Deus. Amor não é sentimento, é mandamento (Mc 12.28-31; Jo 13.34). A fé atua pelo amor (Gl 5.6). “O amor é a condição em que a felicidade da outra pessoa é essencial para a sua própria” (Robert Heinlein). “A saúde espiritual do indivíduo é exatamente proporcional ao seu amor por Deus” (C.S.Lewis). E a saúde do seu amor a Deus é exatamente proporcional ao seu amor ao próximo (Mt 22.37-39; 1Jo 4.20,21). Somente quem tem Cristo no coração e está cheio do Espírito Santo consegue viver arraigado e alicerçado no amor (Ef 3.14-17). Este é o vínculo da perfeição.
 
Conclusão:
 
No relacionamento familiar o amor deve existir em todos os momentos. Aqui está um grande desafio, porém possível, mesmo sem ser amado. A família só poderá sobreviver, mesmo diante de crises, se existir a prática do amor. “A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso” (Martin Luther King, Jr.). Você pode fazer a diferença em seu lar.
 
Dicas para sua célula crescer: Nunca desista de seus discípulos. Líder, você é um pastor. Jesus disse que o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Ame seus discípulos.
 
Avisos – 26/05 Enc. de Rapazes – 02/06 Enc. de Homens – 11/06 Culto de Ceia, levar o Kilo p/ Esquadrão – 23 a 25/06 Congresso de Louvor -  30/06 Enc. de Mulheres -