CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

CARACTERÍSTICAS DO NOVO NASCIMENTO

PDF Imprimir
Quebra gelo: Alguém se torna um carro só de morar em uma garagem?
 
Texto base: João 3.1-16 – Ef 2.8-9 – 1Pe 1.3-9, 22-23 – 1Jo 5.1-5
 
Introdução: Não adianta ser uma pessoa boa, um bom pai de família, uma boa mãe, um bom filho, um bom marido, uma boa esposa, um bom empregado, um bom patrão ou mesmo até um bom religioso. Nicodemos era um homem religioso. Não basta ler a Bíblia, fazer orações e viver na igreja pensando que com isso já é merecedor do céu, porque as suas obras não podem lhe dar a vida eterna. O novo nascimento é presente de Deus, é graça do alto, não é mérito humano. Biblicamente só é salvo quem passa pelo Novo Nascimento. Portanto vejamos três importantes características de quem já nasceu de novo:
 
1) A FÉ – A primeira característica é a fé. Somos salvos pela fé (Ef 2.8). Ao receber Jesus já somos salvos porque Ele é o autor e consumador da fé (Hb 12.2). A Bíblia diz: “Porque todos vós sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gl 3.26).  Também diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1.12-13). “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1Jo 5.1). Pela fé obedecemos às Escrituras! Pela fé aceitamos e servimos a Jesus! Pela fé anunciamos o evangelho! Pela fé fazemos a obra de Deus! Como está a sua fé?
 
2) A ESPERANÇA – A Segunda característica daqueles que são nascidos de Deus é a esperança. Pedro diz: “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva” (1Pe 1.3-NTLH). Se diz “esperança viva” é porque há também a esperança morta!  Muitos estão desesperados porque tem uma esperança que não vem de Deus. Portanto, quem é nascido de Deus não fica perdido diante de uma situação, porque está firmado numa nova e viva esperança. Como está a sua esperança?
 
3) O AMOR – A terceira característica dos nascidos de Deus, e a maior de todas, é o amor (Rm 5.5; 1Co 13.13). É muito sério quando a Bíblia diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1Jo 4.7-8). Portanto quem ama ajuda, quem ama perdoa, quem ama ganha almas, quem ama é fiel nos dízimos e nas ofertas, quem ama não tem dificuldade em obedecer a Deus e viver um verdadeiro cristianismo. Porque o amor é a marca d’agua do Cristão. Nenhuma outra religião tem um líder que amou tanto ao ponto de dar a sua vida por seus seguidores (Rm 5.8; Jo 3.16).
 
Conclusão – Você já nasceu de novo? Você pode ter dinheiro, ter fama, ter bons amigos, ser religioso, ser mestre nas Escrituras, ter uma elevada bagagem intelectual, sem novo nascimento não tem a vida eterna. A única maneira de você ter a vida eterna é através de uma nova vida em Cristo Jesus por meio do novo nascimento. Viva a fé, a esperança e o amor!

 Avisos – 20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes – 03/08 Enc Homens – 17/08 Retiro de Líderes Rabone – 24/08 Retiro de Líderes Teen – 31/08 Enc Mulheres