A NOVA JERUSALÉM

Quebra gelo: Você consegue imaginar como seria um mundo sem pecado?

Texto base: 2Pedro 3.9-13 – João 14.1-3 – Filipenses 3.20

Introdução: A nova Jerusalém representa a vida eterna na presença de Deus. Esse será o destino de todas as pessoas que tiveram suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro (Ap 22.14). A Bíblia nos dá “pistas” de como será essa vida maravilhosa:

1 – NÃO HAVERÁ PECADO, NEM AS SUAS CONSQUÊNCIAS – Ap 21.1-7

“O céu será livre de pecado. Tanto a morte como o pecado serão coisas do passado. Dá para imaginar um mundo sem pecado? Você já fez algo recentemente por causa de pecado? Pelo menos, você já reclamou. Você se preocupou. Você resmungou. Guardou quando devia compartilhar. Tentou adivinhar e esconder. Mas, você não fará isso no céu. O pecado gerou milhares de corações quebrados e quebrou milhões de promessas. Seu vício pode ser ligado diretamente ao seu pecado. Sua desconfiança foi causada por pecado. Preconceito, roubo, adultério – tudo por causa de pecado. Mas no céu tudo isso acabará. Então...você consegue imaginar um mundo sem pecado? Se puder, você consegue imaginar o céu!” (Max Lucado)

2 – SERÁ COMO FOI PROJETADO NO JARDIM DO ÉDEN – Ef 2.1-7

A Bíblia começa com um Jardim e termina com uma cidade, a Nova Jerusalém. O propósito inicial de Deus sempre foi ter muitos filhos. Antes de Adão e Eva pecarem, Ele já havia ordenado a multiplicarem e encherem a terra (Gn 1.28). O pecado sutilmente entrou, mas o Senhor proveu uma correção de percurso para que no final tudo volte ao Seu plano original: ter muitos filhos. Você que tem Jesus vai desfrutar eternamente de tudo o que Deus sonhou para seus filhos. O Senhor deseja ter comunhão conosco, estar conosco. O pecado que nos separava de Deus (Is 59.2), já não existirá e, livres do pecado, estaremos para sempre com o Senhor.

3 – ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA JERUSALÉM CELESTIAL  – Ap 22.1-5

Ela terá 12 portas com os nomes das 12 tribos de Israel. Foi através do povo de Israel que Deus abençoou a humanidade com a vinda do Salvador que abriu as portas da vida eterna (Ap 21.12); a muralha terá 12 fundamentos referente aos 12 apóstolos de Jesus, simbolizando o ensino dos apóstolos sobre Jesus, que é o fundamento da Igreja (Ap 21.14); a cidade será gigantesca, tamanho suficiente para abrigar todos os salvos (Ap 21.15-16); seu muro intransponível mostra uma vida eterna segura e protegida de todo mal (Ap 21.17); construída com ouro e pedras preciosas para uma vida eterna bela e duradoura (Ap 21.18-21); não precisaremos de luz, pois a glória de Deus será visível e clara, guiando todos e tudo em todo tempo (Ap 21.22-23); as suas portas ficarão abertas a aqueles que amam e adoram a Deus (Ap  21.24-26); de modo algum nela entrará coisa contaminada (Ap 21.27); ali achar-se-á o rio e a árvore da vida que representa restauração e cura, renovação e abundância de vida, tudo vindo de Deus (Ap 22.1-2); também estará o trono de Deus e do Cordeiro e nós viveremos eternamente em Sua presença (Ap 22.3-4).

Conclusão – Tudo aponta que a vida eterna é incomparavelmente melhor. A Nova Jerusalém será tão linda, preciosa e deleitosa, que a nossa mente nem consegue imaginar (1Co 2.9).

Avisos – 23-25/08 Retiro Teen – 23-25/08 Curso de Noivos – 30/08 a 01/09 Retiro Rabone – 02-07/09 Semana do amigo - 06/09 Enc Mulheres – 09/09 Início dos Lares de Paz -