CULTO ao VIVO : transmissão em 31.03

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

OS SEGREDOS DE DAVI

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Você acredita no seu potencial? Você já se dispôs a ser usado por Deus?
 
Texto: 1Sm 17.1-23
 
Introdução – Jovem e franzino, trazendo consigo inimigos que precisava lutar e acabar com a história de filho caçula, menor dos irmãos, pastorzinho de ovelhas, etc., o pequeno Davi se projeta para ser o grande rei de Israel ao enfrentar sem temor o mais temido inimigo de Israel, Golias, o gigante matador. Mesmo diante de uma ameaça que assombrava a todos, o jovem Davi marcou o seu ponto na história. Qualquer um que subestima o que Deus pode fazer com um homem disposto a ser usado por Ele, leva pedrada na cabeça! Quais os segredos que levaram Davi para o trono?
 
1 – DAVI ACREDITAVA NO SEU POTENCIAL – 1Sm 17.24-37
 
Deus fora afrontado. O povo de Deus estava sendo insultado e humilhado. O comandante do exército israelita procurava um campeão e não encontrava. O pequeno Davi chega no território da batalha, ainda bem cedo, presencia toda a situação e não consegue entender a covardia dos soldados do exército do Deus vivo. Davi, embora fosse um simples pastor de ovelhas, servia a Deus e acreditava no seu potencial. Naquele momento sua “convicção de fé” o transformou de um pequeno pastor em um grande guerreiro. Sem temor ele parte para a luta. Se o próprio Davi não acreditasse que era capaz de romper na vida, ninguém mais poderia acreditar por ele. Depois de Deus, você deve ser o primeiro a acreditar em você mesmo. Esse foi um dos seus segredos: Davi acreditava no seu potencial (v.36-37).
 
2 – DAVI NÃO SE ABATIA COM O QUE OS OUTROS FALAVAM  – 1Sm 17.38-47
 
Seu irmão Eliabe o critica, o chama de mau e presunçoso, porém Davi não ficou batendo boca com ele, antes se desviou e seguiu adiante (v.28-30). O inimigo Golias, temido de todos, media aproximadamente 2,80m de altura, sua armadura era de 64kg. Possivelmente a armadura do gigante pesava mais que Davi. Aquele matador cruel olha para Davi e o despreza, porque não lhe aparentava nenhum risco. Porém, Davi ignora as suas palavras (v.42-44). O rei Saul não colocava nenhum crédito nele (v.33). Davi não se importava com o que os homens falavam a seu respeito, porque, o que importava para ele era o que Deus pensava sobre ele. Ele não se abatia com os comentários negativos do povo, porém, nos momentos mais difíceis Davi ativava a sua fé positiva no SENHOR dos Exércitos (v.45), e esse foi um dos seus principais segredos.
 
3 – DAVI CONFIAVA EM DEUS E NO SEU PODER – 1Sm 17.48-58
 
Por insistência de Saul, Davi veste as armaduras do rei e mal consegue se mexer, logo tira tudo, toma seu cajado de pastor, apanha cinco pedras no ribeiro e com sua funda enfrenta o inimigo. Não precisou mais que uma pedra para derrotar o temível gigante. Ninguém apostava se quer uma ficha em Davi, todos viam a vitória de Golias. Mas, no poder de Deus as coisas são diferentes, o sobrenatural acontece. Davi parte para o ataque, acerta-lhe a testa e, com a própria espada de Golias ele o mata. Não importa a situação, não importa seus recursos, Deus pode realizar um milagre apenas com aquilo que você tem nas mãos. Davi não dependia dos aparatos humanos, porque ele confiava em Deus e no seu poder. - Detalhe: “nas nossas mãos” (V.47).
 
Conclusão – Acredite no seu potencial e não se abata com o que os outros falam. Faça como Davi, use os recursos que você tem nas mãos, ore a Deus e parta para o ataque. O segredo da vitória de Davi também é o nosso segredo. Na crise, creia e crie! Deus te abençoe!

- Avisos – Assista nossos cultos on-line – Plantões na ICP e no CCA das 9 às 11 e das 13:30 às 17h  –
- Você pode ofertar e dizimar via internet, nossas contas e opções estão no nosso site -
- www.igrejadoavivamento.com.br