DAVI UM MODELO DE RESILIÊNCIA

Quebra gelo: Conhece alguém que já teve o carro roubado? Como ele reagiu?

Texto base: 1Samuel 30.1-20

Introdução: Davi e os seus seiscentos homens estavam fora de Ziclague havia já uns dez dias. Certamente com muitas saudades de seus familiares. Estavam cansados e naquele momento tudo o que eles queriam era voltar para o afeto do lar. Porém, ao chegarem em casa o que eles encontraram? Os Amalequitas haviam saqueado a cidade, levado tudo, as pessoas, os animais, os bens e ainda atearam fogo no que ficou. Sobraram apenas cinzas e fuligens. Como você acha que eles se sentiram? Como você regeria no lugar deles? O que faríamos no lugar de Davi? Davi superou essa barra porque era uma pessoa resiliente e vemos isso porque:

1 – MOSTROU EQUILÍBRIO EMOCIONAL – 1Sm 30.6  - Sl 86.1-7 – Naum 1.7

Que todas as pessoas têm problemas não é novidade, o que faz toda a diferença é a forma como cada um lida com eles. Davi superou inúmeras situações difíceis, mas esta parecia ser o fim de tudo. Os homens falavam até de apedrejá-lo. Aqui você não vê Davi com medo, ou se teve, ele superou, porque mesmo em profunda tristeza pela imensurável perda, ainda com a alma angustiada, ele mais que depressa recorre ao Trono da Graça e se reanima no Senhor, seu Deus.

2 – AGIU COM SABEDORIA – Pv 2.6 – Ec 2.26 – Pv 15.33

Há pessoas que, ao sofrer uma derrota, não se levantam mais. Nunca acham o rumo da vida. São pessoas inteligentes, capazes, mas que estão paralisadas sem saber o que fazer, que direção tomar. Simplesmente ficaram sem direção diante de uma derrota. Muitos estão com a vida parada há 10, 15, 20 anos. As perdas não paravam Davi. Davi sempre mostrou ser temente a Deus e a Bíblia diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111.10). Diante daquela terrível derrota Davi consultou ao Senhor e o Senhor lhe assegurou restauração de tudo o que o inimigo havia roubado (1Sm 30.7-8). Em todas as situações Davi sempre buscava ao Senhor e isso lhe proporcionava as vitórias.

3 – TOMOU ATITUDE DE FÉ – 1Sm 30.9-10 – 1Sm 30.18-20 – Sl 144.1-2

Enquanto que muitos ficariam se lamuriando amarrados à situação, Davi se reanimou no Senhor, buscou a direção do Altíssimo e partiu para o ataque. Interessante que agiu com sabedoria e discernimento ao deixar os duzentos homens cansados para cuidarem da bagagem, assim, puderam avançar com mais agilidade. Também agiu com sabedoria com o escravo egípcio e este o levou até o bando. De forma estratégica atacou vitoriosamente o inimigo recuperando tudo, seus familiares, animais e bens. Com um detalhe, ficou com os despojos dos amalequitas, que por sinal eram tantos que distribuiu entre seus homens e ainda fez uma cortesia ao anciãos de Judá (1Sm 30.26). Davi confiou na palavra do Senhor de que iria recuperar tudo e isso fez toda a diferença. Um dos segredos da resiliência de Davi era a sua fé no Deus que tudo pode.

Conclusão – Davi é um modelo de pessoa resiliente porque tinha equilíbrio emocional e agia com fé e sabedoria. Quando tudo parecia o fim, no lugar dele ficar lamuriando e reclamando com Deus, ele se reanimou no Senhor, buscou direção, confiou e foi atrás do que o inimigo havia roubado. Este foi seu diferencial, porque além de recuperar tudo, a sua derrota foi revertida em vitória, pois ficou com os bens do inimigo e, a iniciativa de presentear os anciãos de Judá o levou rapidamente ao trono (2Sm 2.4). Você quer ser uma pessoa resiliente? Seja como Davi.

- Dias 25 e 26, Seminário de Finanças, Pr.Arao Xavier (online) – 01 a 03 Outubro, Seminário dos Calebes (online) -
- Você pode ofertar e dizimar via internet, nossas contas e opções estão no nosso site -
- www.igrejadoavivamento.com.br – ICP uma igreja que ama e se importa -